quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O SISTEMA AUDITIVO DO FETO FICA COMPLETO A PARTIR DA 24º SEMANA DE GESTAÇÃO!




Todos os dias coloco músicas para Mariana ouvir, entre o repertório escolhido está o CD instrumental do Sapo (presente dos padrinhos Soninha e Arnaldo), Flavinho, Padre Fábio, Brais Oss, Harmonia Divina, Kenny G, entre outras. A mamãe relaxa e as vezes quando encosto o fone na barriga, Mariana da sinais de que está ouvindo, mexendo na barriga, agora se ela se está gostando ou não do repertório escolhido pela mamãe, só um ultra-som poderia mostrar, de acordo com a carinha dela a mamãe ficaria sabendo!


Confira os artigos abaixo sobre a importância de ouvir músicas durante a gravidez:

A música traz inúmeros benefícios para as mamães e para os bebês durante a gestação, como tranquilizar, fortalecer, etc. Segundo especialistas, “O útero já é um espaço ruidoso onde os batimentos cardíacos da mãe, a respiração e sua digestão resultam em sons”, por isso, o feto também pode ouvir sons externos e que podem permanecer em sua memória para sempre.
http://www.baby.com.br/artigos/artigo.asp?id=309

Música na gestação
Recado às grávidas: som na caixa! Continuem ouvindo música sem achar que isso possa fazer mal ao seu bebê. Música durante a gestação faz bem para mamãe e ao queridinho.

Um estudo realizado em Taiwan, uma República a China, indicou que as gestantes que escutaram trinta minutos de música todos os dias durante duas semanas reduziram, e muito, os sintomas de depressão, estresse e ansiedade em comparação às gestantes que somente fizeram o pré-natal sem a intervenção da música.

O estudo selecionou diferentes tipos de músicas às mamães grávidas: música clássica, sons da natureza, canções infantis chinesas e canções de ninar. Todas elas surtiram efeito altamente positivo, aumentando também a atividade cerebral do bebê e fortalecendo o vínculo com a mãe.

Isso não significa que as mamães brasileiras tenham que começar a escutar música chinesa. Ainda bem! As mamães devem escutar música que as deixe bem, harmonizando o contato com o bebê e que a "desligue" por instantes do mundo.

Faça um teste: repita músicas gostosas de ouvir. Quando o bebê nascer, volte a cantarolar as mesmas canções da fase de gravidez. Seu filho vai ter a sensação de que já ouviu esse som “de algum lugar”. O semblante no rosto pode deixar nítida essa impressão.

Espertinho - O bebê já percebe os sons desde a 20ª e 21ª semana de gestação. Ele já ouve a mamãe conversar e cantar. As mamães podem até perceber se o som agradou ou não seu bebê dependendo se o pequeno ficou mais agitado ou tranqüilo na sua barriga. Lógico que rock pesado não seria o mais aconselhado ao pequeno.

Outros estudam indicam que uma música que a mamãe escute durante a gestação com freqüência e seja prazerosa e agradável faz com que o bebê, mesmo após o nascimento, ao ouvi-la a reconheça e se tranqüilize com o som que também já o agrada.

Existem profissionais de musicoterapia que podem ajudar ainda mais as mamães que querem fazer da música sua terapia durante a gestação. Em algumas clínicas de São Paulo, músicos são convidados (apenas voz e violão) enquanto a mamãe faz a ultrassonografia. Pelas imagens, a mãe vê seu filho curtindo as musiquinhas tocadas pelo músico. Bem interessante. Como já vimos, é uma terapia válida e eficiente tanto para as mamães quanto para os bebês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário