sexta-feira, 9 de outubro de 2009

24º SEMANA DE GRAVIDEZ (CINCO MESES E MEIO)



Pessoal olha minha barriga como está linda!!! Mariana não para de dar chutes, adoro colocar as mãos na minha barriga e ficar sentindo ela mexer...
... Mariana está pesando 750 gramas e mede aproximadamente 25 cm. Abaixo o e-mail que recebo do site guia do bebê comentando sobre como está minha gestação na 24º semana:

Minha Gravidez Semana a Semana

A medida do bebê é de 21cm e seu peso cerca de 540g.

O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome.

Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga da mãe e dar chutes e socos fortes.

O útero deve estar uns 5cm acima do umbigo. Seu corpo está em pleno trabalho e se sentirá mais cansada.

Câimbras
Mais à frente, você poderá sentir câimbras principalmente quando estiver descansando. Isso ocorre devido a conseqüências do inchaço gestacional, cansaço e falta de alguns nutrientes.

Faça sempre alongamentos e inclua em sua refeição alimentos ricos em sódio, potássio e cálcio.

http://guiadobebe.uol.com.br/gravidez/24_semana.htm

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TIA BISAVÓ ALZIRA E TIO BISAVÔ VICENTE!

Tios bisavós da Mariana!

Tia Alzira e tio Vicente sãos os meus tios avós e serão tios bisavós da Mariana! Ainda não pude ligar para vocês para contar como está se desenvolvendo a minha gravidez, mas sei que recebem notícias atrávés da vovó Carol e tia Nadja...
... Não nos vemos sempre e nem nos falamos, mas vocês moram em nosso coração! um beijinho para vocês da futura mamãe e do futuro papai. Fiquem com Deus!

O SISTEMA AUDITIVO DO FETO FICA COMPLETO A PARTIR DA 24º SEMANA DE GESTAÇÃO!




Todos os dias coloco músicas para Mariana ouvir, entre o repertório escolhido está o CD instrumental do Sapo (presente dos padrinhos Soninha e Arnaldo), Flavinho, Padre Fábio, Brais Oss, Harmonia Divina, Kenny G, entre outras. A mamãe relaxa e as vezes quando encosto o fone na barriga, Mariana da sinais de que está ouvindo, mexendo na barriga, agora se ela se está gostando ou não do repertório escolhido pela mamãe, só um ultra-som poderia mostrar, de acordo com a carinha dela a mamãe ficaria sabendo!


Confira os artigos abaixo sobre a importância de ouvir músicas durante a gravidez:

A música traz inúmeros benefícios para as mamães e para os bebês durante a gestação, como tranquilizar, fortalecer, etc. Segundo especialistas, “O útero já é um espaço ruidoso onde os batimentos cardíacos da mãe, a respiração e sua digestão resultam em sons”, por isso, o feto também pode ouvir sons externos e que podem permanecer em sua memória para sempre.
http://www.baby.com.br/artigos/artigo.asp?id=309

Música na gestação
Recado às grávidas: som na caixa! Continuem ouvindo música sem achar que isso possa fazer mal ao seu bebê. Música durante a gestação faz bem para mamãe e ao queridinho.

Um estudo realizado em Taiwan, uma República a China, indicou que as gestantes que escutaram trinta minutos de música todos os dias durante duas semanas reduziram, e muito, os sintomas de depressão, estresse e ansiedade em comparação às gestantes que somente fizeram o pré-natal sem a intervenção da música.

O estudo selecionou diferentes tipos de músicas às mamães grávidas: música clássica, sons da natureza, canções infantis chinesas e canções de ninar. Todas elas surtiram efeito altamente positivo, aumentando também a atividade cerebral do bebê e fortalecendo o vínculo com a mãe.

Isso não significa que as mamães brasileiras tenham que começar a escutar música chinesa. Ainda bem! As mamães devem escutar música que as deixe bem, harmonizando o contato com o bebê e que a "desligue" por instantes do mundo.

Faça um teste: repita músicas gostosas de ouvir. Quando o bebê nascer, volte a cantarolar as mesmas canções da fase de gravidez. Seu filho vai ter a sensação de que já ouviu esse som “de algum lugar”. O semblante no rosto pode deixar nítida essa impressão.

Espertinho - O bebê já percebe os sons desde a 20ª e 21ª semana de gestação. Ele já ouve a mamãe conversar e cantar. As mamães podem até perceber se o som agradou ou não seu bebê dependendo se o pequeno ficou mais agitado ou tranqüilo na sua barriga. Lógico que rock pesado não seria o mais aconselhado ao pequeno.

Outros estudam indicam que uma música que a mamãe escute durante a gestação com freqüência e seja prazerosa e agradável faz com que o bebê, mesmo após o nascimento, ao ouvi-la a reconheça e se tranqüilize com o som que também já o agrada.

Existem profissionais de musicoterapia que podem ajudar ainda mais as mamães que querem fazer da música sua terapia durante a gestação. Em algumas clínicas de São Paulo, músicos são convidados (apenas voz e violão) enquanto a mamãe faz a ultrassonografia. Pelas imagens, a mãe vê seu filho curtindo as musiquinhas tocadas pelo músico. Bem interessante. Como já vimos, é uma terapia válida e eficiente tanto para as mamães quanto para os bebês.