quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DEUS PROTEGE AS MAMÃES



Abrimos o exame de toxoplasmose e ele traz dois resultados o IgM e o IgG, o resultado do IgG deu acima do índice de referência (indica que eu ja tive contato com a bactéria, mas que o corpo produziu anti-corpus e que está tudo bem), e o IgM indica como estou hoje, se tenho ou não a bactéria.

Como sou leiga e não entendo nada, ao chegar em casa abri o exame e me preocupei muito com o resultado, estar com a bactéria signficava preocupação com a gravidez, apesar de confiar em Deus, fiquei aflita, na mesma hora fomos a um médico de plantão para ler o exame.

Apesar dele ler o exame e dizer que eu não estava com a bactéria, que apenas havia tido contato, me desesperei ainda mais, quando lhe contei que tinha um gatinho de estimação em casa o médico me aconselhou a dar o meu animal, ou deixar com algum parente... disse que eu não estava com a bactéria, mas isso não significava que eu não viesse a ter contato com ela.

No dia seguinte meu esposo conversou com o médico dele da empresa, Dr. Valter, um excelente profissional, é obstetra e ginecologista, ele nos tranquilizou, dizendo que não tinha problema termos um gatinho em casa, o importante era sempre lavar bem as mãos ao ter contato com ele, a higiene normal do dia-dia e que a toxoplasmose pode ser transmitida de outras formas, em especial quando comemos carne mal passada, salada que não foi bem lavada e higienizada, água contaminada, etc...

... Fiquei mais tranquila e levei meu animalzinho para fazer exame de sangue para saber se era portador da parasita, resultado negativo!

Procuro higenizar saladas, legumes e frutas e evito comer salada em restaurantes, pelo menos durante a gravidez, mas como diz tia Nadja: "Deus protege as mamães"!

Um recadinho para você mamãe: muitos casais quando tem filhos, simplesmente doam seus animais, as pessoas se preocupam com os bebês e querem evitar o contato dos filhos com o animal de estimação. Na minha opinião, o contato com os animais não traz nenhuma preocupação, basta conversar com o pediatra para ele orientar a partir de quando poderá haver esse contato.

Em relação a toxoplasmose, lembre-se que é mais fácil contrair a bactéria comendo saladas e carnes, do que através de seu animal, e existem exames específicos de sangue que podem ser feitos para detectar se o seu animal tem a batéria e se tiver poderá ser tratado. veterinários dizem que a incidência dessa bactéria nos gatos em nossa cidade é praticamente zero, isso ocorre muito em cidades que não tem saneamento básico.

Para mim, os animais fazem parte da família, e devem ser amados e cuidados com carinho, muitas pessoas que nunca tiverem contato com animais tiverem exames confirmando a presença da toxoplasmose. Por isso, não precisa doar seu animal ao engravidar, basta adpta-lo para a chegada do bebê...

AMAR é uma lição que os animais sabem transmitir como ninguém. " Eles nos amam sem pedirem nada em troca". Lembre-se: Deus nos manda cuidarmos bem dos animais!

Em casa temos o Tom (gato) e o Nick (cachorro), ambos foram adotados... Há! Agora tem um novo membro na família que acaba de chegar, está sendo cuidado pela minha mãe, é um outro gatinho, precisamos escolher um nome para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário